Prisma Fit
Notícias sobre ciência, saúde e qualidade de vida.

Exercício depois dos 30 reduz risco de câncer de mama

NOVA YORK (Reuters Health) - Depois de 30 anos, mulheres se exercitam por mais de uma hora por semana podem reduzir as chances de desenvolver câncer de mama, segundo um estudo apresentado no Congresso Anual do American College of Sports Medicine que ocorreu em Maio de 2009 em Seattle .

No estudo, Lisa Sprod da University of Northern Colorado, em Greeley e colaboradores pediram 4.296 mulheres para relatar os seus níveis de atividade física durante quatro principais fases da vida: 10 a 15 anos, 15 a 30 anos, 30 a 50 anos de idade, e acima de 50 anos.

As probabilidades de desenvolver câncer de mama parecem não mudar em relação ao exercício nas idades compreendidas entre 10 e 30, mas as mulheres acima de 30 anos reduziram drasticamente as suas chances de desenvolver câncer de mama quando são mais ativas, constataram os pesquisadores.

O montante médio de exercício foi definido como 60 minutos por semana, assim qualquer exercício menos de 60 minutos foi abaixo da média, acima de 60 minutos foi superior a média e qualquer pessoa que se considerarava "muito competitiva” escolheu esta categoria.

Menos mulheres que se classificaram como "altamente competitivas" entre as idades de 30 e 50 desenvolveram câncer de mama, em comparação com mulheres que foram menos ativas fisicamente.

Do mesmo modo, poucas mulheres que se classificaram como altamente competitivas na idade acima de 50 anos desenvolveram câncer de mama, quando comparadas a mulheres que se exercitaram pelo menos 60 minutos por semana.

"Preliminarmente," Sprod, autora do estudo, afirma que "devemos levar para casa a mensagem de que acumular maior atividade física após 30 anos de idade pode desempenhar um papel importante na redução do risco de desenvolvimento de câncer de mama."

0 comentários: