Prisma Fit
Notícias sobre ciência, saúde e qualidade de vida.

Efeito do exercício na excreção urinaria de cálcio

A atividade física é comprovadamente fator que melhora a mineralização óssea, porém não está claro se isto ocorre através de alterações de absorção e / ou excreção. Por este motivo, pesquisadores da “San Diego State University” na Califórnia tiveram como obejtivo investigar os efeitos de um programa de treinamento físico de alto impacto e resistência (exercícios com pesos - musculação) versus restrição da atividade física na excreção de cálcio urinária.

Dez homens saudáveis moderadamente ativos (27,0 ± 5,8 anos) foram orientados a praticar exercício diário que incluía exercícios de alto impacto e musculação e período de restrição na atividade física por 7 dias consecutivos. O cálcio da dieta restringiu-se a ingestão diária de leite e orientação para evitarem outros alimentos complementares fontes de cálcio.

A urina foi coletada 72 horas após o final de cada fase do estudo. Excreções urinárias de cálcio e sódio foram 14,7% ± 17,1% e 15,8% ± 9,9% menor durante a fase de exercício comparada com a fase sem exercício. Estes resultados ocorreram apesar dos participantes consumirem mais sódio durante a fase de exercício do que na fase sem exercício.

Concluíram assim que homens saudáveis moderadamente ativos excretam significativamente menos cálcio urinário concomitante com menor excreção de sódio durante uma semana da realização de exercício de alto impacto e musculação comparado a uma semana restrita de atividade física.

A redução da perda de cálcio na urina pode ser pelo menos parcialmente responsável por melhorar a mineralização óssea que tem sido observado durante os períodos de maior atividade física.

Nemoseck T, Kern M.The effects of high-impact and resistance exercise on urinary calcium excretion.Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2009 Apr;19(2):162-71.

0 comentários: