Prisma Fit
Notícias sobre ciência, saúde e qualidade de vida.

Sal, hipertensão e exercício

A sensibilidade ao gosto de sal é a capacidade de identificar o sabor de sal. É possível que o limiar de sensibilidade ao sabor de sal pode influenciar o apetite de sal, e a ingestão de sódio está associada com a hipertensão.

O presente estudo teve como objetivo avaliar a relação entre limiar de sensibilidade ao sabor de sal e resposta de pressão arterial ao exercício em esteira durante teste ergométrico.

Participaram do estudo duzentos e três indivíduos sujeitos normotensos que foram avaliados quanto ao limiar de sensibilidade ao sabor de sal antes de iniciar um treinamento de exercício, utilizando soluções salinas concentradas de 0,22 a 58.4g / L.

Os pacientes foram divididos em dois grupos de acordo com a sensibilidade ao sal: sensibilidade normal e sensibilidade aumentada e em dois grupos, de acordo com a resposta de pressão arterial ao exercício: exercício-induzindo hipertensão ou resposta fisiológica normal da pressão arterial.

Os resultados apontam que foi detectada exercício-induzindo hipertensão em 49 (24,1%) indivíduos. Houve uma associação entre limiar de sensibilidade ao sabor de sal e exercício-induzindo hipertensão independente de sexo, índice de massa corporal e idade.

A ocorrência de exercício-induzindo hipertensão foi associada ao limiar de sensibilidade ao sabor de sal, sugerindo que uma relação entre alto limiar de sensibilidade ao sabor de sal e aumento da pressão arterial em resposta ao exercício é possível.

Rabin M, Poli de Figueiredo CE, Wagner MB, Antonello IC.Salt taste sensitivity threshold and exercise-induced hypertension.Appetite. 2009 Jun;52(3):609-13. Epub 2009 Feb 25.

0 comentários: