Prisma Fit
Notícias sobre ciência, saúde e qualidade de vida.

Parando de fumar?

Largar o cigarro não é fácil! Isso ocorre porque a nicotina causa dependência e sua retirada provoca efeitos no organismo.

O cigarro é o maior fator de risco para doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e câncer. Largar o cigarro é a mais efetiva intervenção terapêutica para reduzir o risco de comorbidades e mortalidade em fumantes. Entretanto, parar de fumar causa diversos efeitos no organismo e sintomas como depressão e ansiedade.

A prevalência de fumantes em países desenvolvidos tem diminuído nos últimos anos, entretanto o cigarro continua afetando a saúde milhares de pessoas.

A depressão é um sintoma freqüente após retirada de nicotina e para diagnósticos de depressão, a participação de médicos psiquiatras para aconselhamento poderá ser útil ou até mesmo a terapia cognitivo comportamental. Além disso, devido a depressão ser normalmente parte da síndrome de abstinência, os médicos podem considerar algum tipo de tratamento farmacológico para a dependência da nicotina como, por exemplo, uso de nicotina terapêutica, ou combinação nicotina terapêutica e antidepressivos, como a bupropiona ou nortriptilina. Além disso, bupropiona e nortriptilina podem ter uma importância adicional na redução do risco de recaída.

Assim como a depressão, a ansiedade é normalmente parte da síndrome de abstinência. Fumantes que apresentam aumento dos sintomas de ansiedade podem ser indicados pelo medico a um tratamento farmacológico para a dependência da nicotina  (aumento da nicotina terapêutica). O uso de benzodiazepínicos deve ser evitado devido ao risco de efeitos colaterais, bem como seu potencial para abuso e dependência. A longo prazo pode ser considerado pelo médico o uso de inibidores seletivos, da recaptura da serotonina ou inibidores da recaptação serotonina, e noradrenalina. O aconselhamento com terapia cognitivo comportamental pode também ser muito útil.

O exercício físico também ajuda a parar de fumar e deve ser feito de forma intensa. Além de melhorar sintomas de depressão e ansiedade o exercício ajuda a controlar o peso corporal.

Aubin HJ.Management of emergent psychiatric symptoms during smoking cessation. Curr Med Res Opin. 2009 Feb;25(2):519-25

Marcus BH, Albrecht AE, King TK, Parisi AF, Pinto BM, Roberts M, Niaura RS, Abrams DB.The efficacy of exercise as an aid for smoking cessation in women: a randomized controlled trial. Arch Intern Med. 1999 Jun 14;159(11):1229-34.

1 comentários:

Oi, irmã! Autorizo vc a abordar em um texto minha experiência de parar de fumar aliada ao exercício físico. É uma comprovação científica de que não apenas é possível manter o peso, mas também reduzí-lo! Beijoquitas