Prisma Fit
Notícias sobre ciência, saúde e qualidade de vida.

Diabetes tipo 1.5?

O diabetes tipo 1.5 é uma forma de diabetes, por vezes chamado de "diabetes duplo" e também diabetes autoimune latente do adulto (LADA). É caracterizado quando o paciente tem aspectos tanto de diabetes tipo 1 quanto do tipo 2.

No final da década de 1990, pesquisadores começaram a classificar os dois grandes tipos de diabetes por seus problemas metabólicos e chamou-os de tipo 1 e tipo 2.

Diabetes tipo 1 é caracterizado pela auto-destruição das células beta e consequente produção de pouca ou nenhuma insulina, e a presença de anticorpos contra certos componentes do sistema de produção de insulina, tais como descarboxilase do ácido glutâmico (GAD), tirosina fosfatase, e / ou de ilhotas de células. Muitas vezes se desenvolve em crianças (embora possa ocorrer em qualquer idade) e requer tratamento com insulina.

O diabetes tipo 2, é caracterizado pela resistência à insulina e disfunção das células beta. Geralmente se desenvolve em adultos (embora esteja agora ocorrendo com freqüência alarmante em crianças), e não mostra sinais de doença auto-imune. Geralmente não necessita de insulina, pelo menos no início do tratamento.

Pesquisas posteriores, mostraram que existiam pessoas que não necessitavam de insulina no momento do diagnóstico (a maioria dos quais se calcula terem diabetes tipo 2), mas apresentaram um número significativo de anticorpos, especialmente anticorpos contra ilhotas e células GAD. Em outras palavras, essas pessoas poderiam ser tratadas inicialmente com dieta e medicamentos por via oral como as pessoas com diabetes tipo 2, mas também tem um processo auto-imune como pessoas com diabetes tipo 1.

O LADA, é responsável por 10% de todos os diabetes diagnosticados. O anticorpo mais prevalente no LADA é o antidecarboxilase do ácido glutâmico (anti-GAD) sendo realizado um teste deste anticorpo para a identificação da doença.

Não se sabe ainda, se o LADA é uma variante de DM1 ou outra patologia com identidade própria. A maior incidência concentra-se em pacientes entre 35 e 60 anos, magro e com cetose .Na maioria dos casos, não é utilizada terapia insulínica no início do tratamento. Por não se utilizar insulina, pode ser confundido com o diabetes do tipo 2.

POZZILLI P, DI MARIO U. Autoimmune diabetes not requiring insulin at diagnosis (latent autoimmune diabetes of the adult): definition, characterization, and potential prevention. Diabetes Care. 2001 Aug;24(8):1460-7.

CALSOLARI, Maria Regina et al. Diabetes auto-imune latente do adulto ou diabetes melito tipo 2 magro?. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2008, v. 52, n. 2. 315-21.

SILVA, Maria Elizabeth R. et al. Diabetes autoimune em adultos: características clínicas e autoanticorpos. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2003, v. 47, n. 3. 248-55.

Dinsmoor, Robert. Type 1.5 Diabetes. http://www.diabetesselfmanagement.com/articles/Diabetes_Definitions/Type_15_Diabetes> Acessado em 23 de março de 2009.

0 comentários: