Prisma Fit
Notícias sobre ciência, saúde e qualidade de vida.

Exercício Físico, gestação e crescimento

Exercício Físico regular desde a 8° e 9° semana de gestação interfere positivamente no crescimento 

Segundo pesquisa publicada no American Journal Obstet Gynecol em 2000, o exercício físico regular que utiliza o peso corporal como caminhada em esteira, step e subir escadas promovem aumento do crescimento fetoplacental (bebês com maior peso ao nascer, maior estatura, taxa de crescimento placentária maior).

Participaram deste estudo 46 mulheres entre a 8°-9° semana de gestação e com idade média de 31 ± 1 anos. Elas foram dividas em dois grupos: 22 no grupo exercício (20 min de caminhada em esteira, step e subir escadas, 3 a 5 vezes na semana com intensidade de 55-60% da capacidade aeróbia pré-concepção) e 24 no grupo controle (não fizeram exercícios).

Os resultados demonstraram que as gestantes que se exercitaram deram a luz a bebês com maior peso 3,75±0,8 kg vs 3,48±0,3kg no grupo sem exercício e estatura 51,8±0,3 cm vs 50,6 ±0,3 cmrespectivamente. Além disso, os bebês das mamães ativas fisicamente tiveram maior massa muscular.

A taxa de crescimento placental e o volume da placenta na 20° e 24° semana de gestação foi maior no grupo que se exercitou.

Os autores indicam que a intensidade de exercício correta para a gestante seria quando a mesma começasse a suar entre 5 e 10 minutos, porém uma dica é que a gestante seja que capaz de manter uma conversa enquanto se exercita. Estas indicações vão variar de acordo com a frequência e duração do treinamento prescrito.

Clapp JF, Kim H, Burciu B, Lopez B.Beginning regular exercise in early pregnancy: Effect on fetoplacental growth. Am J Obstet Gynecol Volume 183, Number 6, December 2000.

0 comentários: