Prisma Fit
Notícias sobre ciência, saúde e qualidade de vida.

Exercício aeróbio a curto prazo reduz rigidez da artéria em idosos com diabetes tipo 2, pressão alta e colesterol elevado

A relação entre o aumento da rigidez da artéria e mortalidade cardiovascular está bem estabelecida no diabetes tipo 2. Um estudo publicado na Diabetes Care em junho de 2009, analisou o efeito do exercício aeróbio na rigidez da artéria em idosos com diabetes tipo 2 complicada por hipertensão arterial (pressão alta) e hiperlipidemia (colesterol elevado).

Participaram do estudo 36 idosos diabéticos tipo 2, hipertensos e com colesterol elevado (idade média de 71,4 ± 0,7). Os indivíduos foram distribuídos em um dos 2 grupos: um grupo que fazia exercício aeróbio (durante 3 meses – exercício aeróbio vigoroso), e um grupo controle sem exercício. As sessões de exercício foram supervisionadas 3 vezes por semana, e utilizaram uma combinação de bicicleta e esteira.

Os resultados mostraram que o treinamento aeróbico resultou em uma diminuição na rigidez das artérias do braço (-20,7 ± 6,3% após treinamento aeróbio vs 8,5 ± 6,6% sem o exercício) e da perna (-13,9 ± 6,7 % após treinamento aeróbio versus 4,4 ± 3,3%, sem o exercício). Apesar da melhora desta rigidez arterial a aptidão aeróbia, que é avaliada pelo consumo máximo de oxigênio (VO2máx) não demonstraram uma melhora com o treinamento.

Os pesquisadores concluíram que um tempo relativamente curto de exercício aeróbio em idosos pode reduzir a rigidez arterial.

Madden KM, Lockhart C, Cuff D, Potter TF, Meneilly GS.Short-term Aerobic Exercise Reduces Arterial Stiffness in Older Adults with Type 2 Diabetes, Hypertension and Hypercholesterolemia.Diabetes Care. 2009 Jun 9. [Epub ahead of print]

* Conteúdo exclusivo do www.portaldiabetes.com.br

1 comentários:

prezada dra. gostei muito do seu blog

e é muito auxiliar para diabéticos que queiram
praticar exercicios aeróbicos

muito bom Nicola