Prisma Fit
Notícias sobre ciência, saúde e qualidade de vida.

Envelhecimento cerebral, vitamina E e exercício

Com o envelhecimento, o cérebro sofre perda neuronal em muitas áreas. Embora a perda de células do córtex cerebral, em particular o córtex frontal, tem sido constatada com o envelhecimento, a influência das perdas sinápticas tem um maior impacto sobre o declínio cognitivo.

Grande parte das pesquisas recentes em animais, bem como os seres humanos, tem sido destinada a abordar o declínio cognitivo através da melhora sináptica, e tem sido constatado que os principais fatores que podem atuar nas perdas sinapticas são fatores antioxidantes e exercício físico.

Vários estudos verificaram que a suplementação de vitamina E e atividade física regular pode atrasar o declínio cognitivo observado com o envelhecimento. Alguns estudos também sugerem que o exercício é análogo à inibidores de esterase acetilcolina, utilizado extensivamente para tratamento cognitivo e na demência causada pela doença de Alzheimer.

Além disso a vitamina E e o exercício podem agir sinergicamente reduzindo lesões e o estresse oxidativo no cérebro ocorrido pelo processo de envelhecimento. Mais um motivo para você se exercitar!

Asha Devi S.Aging brain: prevention of oxidative stress by vitamin e and exercise. ScientificWorldJournal. 2009 May 22;9:366-72.

0 comentários: