Prisma Fit
Notícias sobre ciência, saúde e qualidade de vida.

Aumento da freqüência cardíaca antes de um teste de exercício pode predizer morte súbita

NOVA YORK (Reuters Health) - Um aumento excessivo na cardíaca previamente a um teste de exercício – uma situação que provoca estresse mental leve – identifica pessoas que tem maior risco de morrer subitamente no futuro, sugere um novo estudo publicado na European Heart Journal em abril de 2009.

Estes resultados podem levar a "implicações" significativas, disse o Dr.Xavier Jouven, de European Georges Pompidou Hospital - Paris, explicando que, a avaliação da pulsação do paciente pode ser uma maneira simples de identificar as pessoas que podem ter risco aumentado de ataque cardíaco súbito.

O objetivo do estudo foi a avaliação precoce, de indivíduos aparentemente saudáveis, e o alto risco de morte súbita cardíaca. Foi avaliada a hipótese de que os indivíduos que respondem ao estresse mental leve com maiores aumentos da freqüência cardíaca, em resposta a preparação para um teste ergométrico, podem estar apresentar maior risco de ter morte súbita.

O estudo envolveu 7.746 homens franceses que foram examinados entre 1967 e 1972, quando eles tinham entre 42 e 53 anos. Durante 23 anos eles foram acompanhados e 1516 homens morreram, incluindo 81 que sofreram um ataque cardíaco fatal súbito.

No estudo, a freqüência cardíaca em repouso foi comparada com a obtida imediatamente antes de um teste de exercício em bicicleta, enquanto os indivíduos estavam sentados na bicicleta, mas ainda não haviam começado a pedalar. A média de aumento da freqüência cardíaca durante estresse mental leve foi de 8,9 + / – 10,8 bpm.

Os resultados apontaram que o aumento da freqüência cardíaca previamente a um teste físico, que gera um leve estresse mental, aumenta 2 vezes o risco de morrer de ataque cardíaco súbito no futuro comparado a homens que não tiveram este aumento da freqüência cardíaca. O aumento da freqüência cardíaca não se relacionou com outras causas de morte.

A morte súbita ocasionada por ataque cardíaco representa grande problema de saúde pública, causando cerca de 200.000 – 400.000 mortes por ano apenas nos EUA, segundo os pesquisadores.

Jouven e colaboradores, autores do estudo, acreditam que a avaliação da freqüência cardíaca pré-teste pode ser um parâmetro simples utilizado para identificar pessoas com risco de ataque cardíaco súbito.

É bom lembrar que o treinamento de exercício físico diminui a freqüência cardíaca de repouso e conseqüentemente em resposta ao estresse, o que atuaria reduzindo o risco de morte súbita.

Jouven X, Schwartz PJ, Escolano S, Straczek C, Tafflet M, Desnos M, Empana JP, Ducimetière P. Excessive heart rate increase during mild mental stress in preparation for exercise predicts sudden death in the general population. Eur Heart J. 2009 Apr 28.

0 comentários: