Prisma Fit
Notícias sobre ciência, saúde e qualidade de vida.

Soja e câncer

Carcinogênese é um processo multifatorial que depende de fatores genéticos e ambientais. Tem sido relatado que alto nível de consumo de produtos com soja diminui a incidência de câncer e taxas de mortalidade em países do oriente. Lunasina é uma substância (peptídeo) inicialmente descoberta na soja e agora encontrada em outros grãos que demonstrou possuir atividades anti-cancerígenas. Foi demonstrado em células de mamíferos prevenir de forma eficaz o carcinogênese química e oncogênese viral. Este peptídeo também se mostrou capaz de prevenir câncer de pele em ratos. A biodisponibilidade após a administração oral influencia as respostas como agente quimio-preventivo.

Por este motivo, pesquisadores da Califórnia decidiram avaliar a presença de lunasina no plasma (sangue) de homens após o consumo de proteína de soja. Cinco homens de 18 a 25 anos consumiram 50g de proteína de soja por 5 dias, e o sangue foi coletado 30 minutos e 1 hora após a ingestão de soja no quinto dia. Diversos testes realizados comprovaram a presença de lunasina 30 min e 1h após o consumo de soja. Não foram detectadas lunasina em amostras de sangue de indivíduos que não ingeriram soja. Os resultados sugerem que a lunasina é biodisponível em humanos e representa importante potencial anti-cancerígeno.

Dia VP, Torres S, De Lumen BO, Erdman JW Jr, De Mejia EG. Presence of lunasin in plasma of men after soy protein consumption. J Agric Food Chem. 2009 Feb 25;57(4):1260-6.

Hernández-Ledesma B, Hsieh CC, de Lumen BO. Lunasin, a novel seed peptide for cancer prevention. Peptides. 2009 Feb;30(2):426-30.

0 comentários: