Prisma Fit
Notícias sobre ciência, saúde e qualidade de vida.

Mensagens que estimulam exercícios físicos podem aumentar o apetite

Esta foi a conclusão de um estudo publicado na Revista Científica Obesity” em Fevereiro de 2009.

Comunicações para estimular a perda de peso incluem mensagens que procuram estimular a prática de exercícios e podem produzir resultados insatisfatórios devido ao comportamento compensatório e mecanismos metabólicos desencadeados pela atividade física.

A investigação buscou avaliar o potencial de facilitação de comer imediatamente após mensagens que estimulam exercícios físicos, na ausência de exercício efetivo.

Dois experimentos controlados demonstraram maior ingestão alimentar após a exposição de mensagens típicas de exercício impressas, bem como apresentação de campanhas subliminares com palavras de ações associadas com exercício (por exemplo, "ativo"). Estes efeitos podem inadvertidamente explicar a limitada eficácia de programas para perda de peso que estimulam o exercício, especialmente quando as orientações dietéticas estão ausentes.

Albarracin D, Wang W, Leeper J. Immediate Increase in Food Intake Following Exercise Messages. Obesity (Silver Spring). 2009 Feb 26.

Veja aqui as mensagens utilizadas do estudo. Página 9.

0 comentários: