Prisma Fit
Notícias sobre ciência, saúde e qualidade de vida.

Cafeína pode diminuir a dor muscular

Algumas xícaras antes do treino de exercício pode diminuir a dor muscular, é o que sugere um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition and Exercise Metabolism..

Pesquisadores descobriram que os homens jovens que realizaram sessão de alta intensidade em bicicleta tinham menos dor muscular quando ingeriam cafeína antes do exercício.

Os benefícios foram observados tanto em consumidores habituais de café quanto naqueles que normalmente rejeitavam cafeína.

Estes achados acrescentam evidências a estudos anteriores que mostravam que a cafeína poderia ajudar a prevenir dor muscular, dor  que atinge durante e após nova rotina de exercícios.

Em teoria, a cafeína pode limitar dor muscular, bloqueando a atividade de uma substância química chamada adenosina. A adenosina é liberada como parte da resposta inflamatória à lesão e dor e pode ativar receptores em células do organismo.

Estes últimos achados sugerem que a cafeína poderia ser uma forma segura para indivíduos ativos evitarem dor muscular.

O estudo incluiu 25 homens fisicamente ativos, dos quais metade normalmente consumiam pouca a nenhum cafeína. O resto tipicamente consumiam pelo menos 400 miligramas de cafeína por dia - o equivalente a três a quatro xícaras de café.

Os voluntários pedalavam por 30 minutos em alta intensidade, em duas situações. Em uma ocasião, os homens receberam uma dose de cafeína equivalente a duas a três xícaras de café uma hora antes do treino, na outra, eles receberam um placebo, ou seja, não tomavam café.

Os voluntários relataram menos dores musculares na coxa, com cafeína, em comparação com placebo. Uma vez que não houve diferença entre os consumidores habituais de cafeína e não-consumidores, não podemos relacionar uma tolerância à dor aos efeitos crônicos da cafeína.

Fonte: International Journal of Sports Nutrition and Exercise Metabolism, de Abril de 2009. www.reutershealth.com

0 comentários: