Prisma Fit
Notícias sobre ciência, saúde e qualidade de vida.

Efeitos de 12 semanas de treinamento físico no coração (ventrículo esquerdo) de sedentários

A hipertrofia ventricular esquerda fisiológica pode ocorrer em pessoas que praticam exercício aeróbio de longa duração regularmente. Por este motivo, foram estudados os efeitos do exercício regular em características do ventrículo esquerdo de indivíduos sedentários jovens e de meia-idade sem doença cardíaca prévia.

Foram recrutados 33 indivíduos (18 mulheres, 15 homens, com idades) submetidos a 12 semanas de treinamento de caminhada visando a corrida sendo a freqüência cardíaca durante o exercício > 120 batimentos / min e a duração do exercício de pelo menos 30 minutos ou mais com freqüência de 3 vezes por semana.

O ventrículo esquerdo foi analisado através de ressonância magnética. A intensidade do treinamento foi estimada pela correlação positiva entre o aumento do ventrículo esquerdo na área do miocárdio selecionando-se assim 28 homens e mulheres para o estudo.

Em 13 homens e mulheres que treinaram com freqüência cardíaca> 120 batimentos / min, a área do miocárdio relativa ao ventrículo esquerdo aumentou após o treinamento (17,7 vs 16,8 cm2, p <0,05). Além disso, o ventrículo esquerdo aumentou mais nos que treinaram com freqüência cardíaca acima de 120 batimentos do que nos 15 homens e mulheres que treinaram com menor intensidade (p <0,05). O volume sistólico final do ventrículo esquerdo e a fração de ejeção não se alteraram significativamente.

Foi concluído que o treinamento de exercício físico de moderada a vigorosa intensidade não influencia o ventrículo esquerdo e o volume diastólico final ou fração de ejeção, mas tem uma pequena influencia na hipertrofia ventricular esquerda em homens e mulheres sedentários sem doença cardíaca prévia. © 2009 Elsevier Inc. (Am J Cardiol 2009; 103:567-571)

Sipola P, Heikkinen J, Laaksonen DE, Kettunen R.Influence of 12 weeks of jogging on magnetic resonance-determined left ventricular characteristics in previously sedentary subjects free of cardiovascular disease. Am J Cardiol. 2009 Feb 15;103(4):567-71. Epub 2008 Dec 25.

1 comentários:

Obrigada por seguir meu blog.
Gostaria de ser sua seguido aqui tb, pois gostei demais do seu blog.
Não encontrei o caminho para seguir.
Bjs.
Eliane