Prisma Fit
Notícias sobre ciência, saúde e qualidade de vida.

Dormir pouco engorda!

Parece existir uma relação entre sono e obesidade, uma vez que em animais que foram impedidos de dormir foi observado aumento da ingestão alimentar. Algumas evidências apontam que a privação de sono aumenta não somente o apetite, como também a preferência por alimentos mais calóricos.

A diminuição do tempo de sono, muito comum nas sociedades modernas, é um fator de risco para o aparecimento da obesidade e também de outros fatores de risco cardiovasculares e metabólicos como hipertensão arterial e resistência à insulina.

A redução do tempo de dormir tornou-se um hábito atualmente sendo que ao longo de 40 anos, a duração do sono diminuiu de 1,5 a 2 horas nos Estados Unidos. A proporção de jovens adultos com um período de sono inferior a sete horas por noite aumentou de 15,6% em 1960 para 37,1% em 2001–2002 (Kripke et AL., 1979; National Sleep Foundation, 2002).

Estudos epidemiológicos recentes correlacionam a curta duração do tempo de sono com o aumento do índice da massa corporal (IMC) em diferentes populações (Bonet e Arand, 1995; Sekine et al., 2002).

A modificação do padrão de sono pode levar a desajustes endócrinos que induzem ao aparecimento da obesidade. Por isto, durma bem para manter seu peso e sua saúde!

CRISPIM, Cibele Aparecida et al. Relation between sleep and obesity: a literature review. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2007, vol.51, n.7.

0 comentários: