Prisma Fit
Notícias sobre ciência, saúde e qualidade de vida.

Fumar pode aumentar "fat-depleting" gene

NOVA YORK (Reuters Health) – Por que fumantes muitas vezes ganham peso depois de largar o vício? Um novo estudo sugere que o tabagismo aumenta a atividade de um gene que ajuda a queimar a gordura corporal. Os investigadores descobriram que, em comparação com não fumantes, um grupo saudáveis de fumantes apresentaram maior atividade em um gene chamado AZGP1 em amostras colhidas em suas células das vias aéreas.

Devido ao gene ser importante para quebrar a gordura e assim auxiliar no controle de peso, os resultados explicam uma possível razão para que os fumantes tendem a pesar menos do que os não-fumantes - e porque as pessoas muitas vezes as pessoas ganham peso após pararem de fumar. Dra. Holly Vanni e colegas do Weill Medical College, da Universidade Cornell, em Nova York publicaram os resultados na revista Chest.

Pesquisadores têm apontado vários possíveis motivos para o ganho de peso em indivíduos após deixarem de fumar. Pessoas que largam o cigarro podem começar a comer mais, por exemplo, e ao mesmo tempo perder o impulso no metabolismo que nicotina proporciona.

Estudos sobre AZGP1 tem mostrado que o gene ajuda a regular a gordura corporal em camundongos, e que os doentes com câncer que induzem a perda de peso pode ter no aumento da atividade do gene.

No entanto, isso não significa que o ganho ponderal após fumar cessação é simplesmente uma questão de genética. A relação entre tabagismo e peso é "sem dúvida complexo ", afirmam os pesquisadores, e provavelmente envolve fatores modificáveis como dieta e exercício.

Vanni H, Kazeros A, Wang R, Harvey BG, Ferris B, De BP, Carolan BJ, Hübner RH, O'Connor TP, Crystal RG.Cigarette Smoking Induces Overexpression of a Fat-Depleting Gene AZGP1 in the Human. Chest. 2009 May;135(5):1197-208. Epub 2009 Feb 2.

0 comentários: