Prisma Fit
Notícias sobre ciência, saúde e qualidade de vida.

“Futebolzinho”

Para analisar os efeitos na saúde da participação regular em contextos recreativos de futebol, 38 homens sedentários saudáveis com idades entre 20-43 anos do sexo masculino foram randomizados em um grupo de futebol, um grupo de corrida e um que não fez exercício nenhum.

O treinamento foi realizado por uma hora, duas a três vezes por semana durante 12 semanas, em uma freqüência cardíaca média de cerca 82% da FCmax para o futebol e corrida. Durante o período de 12 semanas, o consumo máximo de oxigênio aumentou 13% no futebol e 8% na corrida.

No grupo que fez futebol, a pressão arterial sistólica reduziu de 132 ± 2 para 123 ± 3 mm Hg e a diastólica de 77 ± 2 para 72 ± 2 mmHg, após 12 semanas, com diminuições semelhantes observados para o grupo dos corredores.

Após as 12 semanas a diminuição da gordura corporal foi de 3,0% (2,7 ± 0,6 kg) para futebol e 1,8% (1,8 ± 0,4 kg) para corrida.

Apenas no futebol foi observado um aumento da massa magra (1,7 ± 0,4 kg), um aumento na massa óssea da extremidade inferior (41 ± 8 g), uma diminuição do LDL-colesterol (2,7 ± 0,2 a 2,3 ± 0,2 mM) e um aumento na oxidação de gordura durante corrida de 9,5 km / h.

Nenhuma alteração em qualquer uma das variáveis foram observadas no grupo que não treinou.

Foi concluído que a participação regular em futebol recreacional traz importantes efeitos benéficos sobre a saúde e a capacidade física de homens sedentários e, em alguns aspectos, é superior à intensidade moderada freqüentes correr.

Krustrup P, Nielsen JJ, Krustrup B, Christensen JF, Pedersen H, Randers MB, Aagaard P, Petersen AM, Nybo L, Bangsbo J. Recreational soccer is an effective health promoting activity for untrained men. Br J Sports Med. 2008 Dec 22.

0 comentários: