Prisma Fit
Notícias sobre ciência, saúde e qualidade de vida.

Baixo condicionamento e diabetes

Um estudo publicado na Diabetes Care em Março de 2009 apontou uma relação entre baixo condicionamento aeróbio e risco para desenvolver diabetes. O objetivo principal foi testar a associação de mudanças de condicionamento ao longo de 7 - e 20 anos, com o desenvolvimento de diabetes na meia idade.

O condicionamento foi determinado baseado na duração máxima de um teste de esteira (protocolo de BALKE) por pelo menos três testes até os 20 anos de idade em 3.989 homens e mulheres (brancos e negros).

Diabetes foi identificado com glicemia capilar em jejum> ou = 126 mg / dL, pós-prandial> ou = 200 mg / dL, ou uso de medicações para diabetes.

Os resultados apontaram um desenvolvimento para diabetes com uma taxa de 4 para 1000 pessoas-ano em mulheres (em uma amostra de 149 mulheres) e homens (em uma amostra de 122 homens) e menor aptidão inicial foi associada com uma maior incidência de diabetes em todas as raças e gêneros (masculino e feminino).

Em média, o condicionamento diminuiu 7,6% nas mulheres e 9,2% em homens ao longo de 7 anos. Os participantes que desenvolveram diabetes com mais de 20 anos, apresentaram queda significativamente maior em relação a aptidão ao longo de 20 anos versus aqueles que não desenvolveram diabetes.

Concluiu-se que o baixo condicionamento é significativamente associado a incidência de diabetes e pode ser explicado em parte, pela relação entre IMC e fitness.

Carnethon MR, Sternfeld B, Schreiner PJ, Jacobs DR Jr, Lewis CE, Liu K, Sidney S. Association of 20 year Changes in Cardirespiratory Fitness with Incident Type 2 Diabetes: The CARDIA Fitness Study. Diabetes Care. 2009 Mar 26.

* Este texto foi elaborado especialmente para o Portal Diabetes. http://www.portaldiabetes.com.br

0 comentários: