A pirâmide alimentar é uma representação gráfica que ajuda as pessoas a entenderem como comer bem e de forma saudável e foi desenvolvida em 1992. Existem atualmente duas pirâmides alimentares. O Departamento de Agricultura Americano (USDA), alterou a pirâmide alimentar, em 2005, porque queria transmitir um melhor exemplo de como comer saudável. A pirâmide é baseada nos melhores dados científicos disponíveis relativos entre dieta e saúde.
Na pirâmide antiga, você deveria se concentrar em torno dos alimentos na base da pirâmide alimentar, e comer menos os alimentos do topo. Se você está precisando emagrecer, então você deve ingerir o número mínimo de porções diárias recomendadas. Se você precisa ganhar peso, deverá comer o máximo número de porções.
A Nova Pirâmide Alimentar é um instrumento para educar as pessoas a comer uma dieta mais equilibrada a partir de uma maior variedade de porções alimentares sem contar calorias. O USDA ampliou de quatro para seis grupos alimentares e ampliou o número de porções para satisfazer as necessidades da maioria das pessoas.
A Nova Pirâmide é mais flexível e precisa do que a antiga. Tudo depende do estilo de vida da pessoa e o quanto de exercício realiza durante uma semana.
Por este motivo a Nova Pirâmide destaca a importância da atividade física. Segundo recomendações da pirâmide, adultos devem se exercitar durante pelo menos 30 minutos na maior parte dos dias da semana, já as crianças 60 minutos. Sessenta a 90 minutos diários de atividade física pode ser necessária para evitar ganho de peso ou manter a perda de peso.
O USDA e outras entidades americanas atualizam a cada 5 o “Dietary Guidelines”. Em 2005 foi publicado o último fornecendo conselhos para pessoas mais velhas sobre bons hábitos alimentares que podem melhorar a saúde e reduzir o risco de principais doenças crônicas.
O Dietary Guidelines 2005 continua a ser a orientação atual até o ano 2010.
http://www.washingtonpost.com/wp-srv/nation/daily/graphics/diet_042005.gif
Postar um comentário